whathaveidone

Linux, Bioquimica, Jantaradas, Profissionalismo e um cafezinho
 
InícioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe
 

 Uma opinião

Ir em baixo 
AutorMensagem
JoaoRodrigues
Caneco
avatar

Mensagens : 130
Data de inscrição : 17/11/2007

Uma opinião Empty
MensagemAssunto: Uma opinião   Uma opinião Icon_minitimeQua Dez 05, 2007 6:40 pm

Estou a escrever isto enquanto o Kernel compila.

Todos nós começámos por usar Ubuntu. Porquê? Porque Ubuntu é uma distribuição orientada para novatos, devido à sua fácil configuração. No entanto, não pensem que não é poderosa. Lembrem-se. Podem sempre desinstalar a merda toda que aquilo traz e configurar à pata o vosso sistema. Eu por exemplo, já tive ubuntu com KDE e um Kernel compilado por mim. Ao fim de contas, não é super-optimizado como Gentoo ou Arch ou Slack, mas é na mesma bom para começar. Não saltem de Ubuntu após 2 semanas, lembrem-se que as vossas máquinas são para "produção" e querem sistemas estáveis. Ubuntu dá-vos isso mesmo sem muito trabalho. Em distribuições mais "hardcore" vão ter o mesmo nível de estabilidade tendo o triplo do trabalho.

Em Gentoo por exemplo. A minha curiosidade de instalar gentoo é o desafio de tentar fazê-lo. Provavelmente no fim nem vou acabar por usar. A vantagem de uma distribuição desta é que cada pacote vem em código-fonte (source code, tar.gz/tar.bz2) e é compilado segundo configurações que nós definimos na instalação do sistema como sendo óptimas para a nossa máquina. Ou seja, tudo o que é instalado, apesar de ser pelo Portage (equivalente ao APT-GET do Ubuntu), é compilado primeiro.

Só queria deixar esta nota porque já vi ai pessoal com ganas de saltar para outra distribuição. Tenham calma Very Happy Aprendam bem como mexer numa e depois saltem. Leiam uma beca e tenham uns quantos problemas Smile

Abraço!

Acrescentem com reports da vossa experiência!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
JTex
Tinto
JTex

Mensagens : 372
Data de inscrição : 17/11/2007

Uma opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Uma opinião   Uma opinião Icon_minitimeQui Dez 06, 2007 5:13 am

Bem.. o que esreveste aí era suficiente para um gajo perder a pica! Mas NÃO!!

Antigamente o Windows era bastante instável. Todos se lembram com certeza do lendário ecrã azul e de usarem mais vezes o Gestor de Tarefas que o vosso jogo preferido. Contudo, hoje em dia, o Windows XP tornou-se bastante estável. Eu tenho o XP instalado com tudo o que preciso e tudo corre na perfeição e nunca bloqueia (ou é rarissimo). Em relação ao vista já tive oportunidade de mexer por breves momentos nele e devo dizer que quantos mais breves e raros esses momentos forem MELHOR!!

Tentei pela primeira vez instalar o Ubuntu quando este ainda estava na versão 5.xx. Contrariamente ao que sucede hoje em dia, o Ubuntu naquele tempo era Bloody Arcade . A palavra 'Arcade' neste contexto inventei agora porque pareceu-me meter estilo. E naquela altura não me senti com vontade de andar a esfolar as unhas no terminal para configurar um sistema. Tinha um Windows todo jeitoso e basicamente 'caguei' no Linux.

Há umas semanas atrás o André Martins veio com a conversa de querer por o linux... "Ah e tal quero por o linux... e o JP tem.. e assim aprendemos mais.. etc etc" .. toda essa conversa meteu-me a pica a montes. Então decidi voltar a tentar por o Ubuntu. Pensava ainda que ele estava Bloody Arcade. Mas instalei o Ubuntu numa de ir usando o Windows e quando tivesse tempo tentava aprender qualquer coisa por mim e configurar por mim o Ubuntu. Já que da primeira vez foi tudo um amigo meu que fez. Contudo, em dois dias fiquei com o sistema super operacional. (Não tava nada a espera). Em muita parte graças a ti JP.

Como achei que foi demasiado fácil apeteceu-me agora saltar logo para o Gentoo. Numa de realmente aprender alguma coisa, já que pouco aprendi até agora com o Ubuntu.

Mas verdade seja dita, eu não sei NADA de linux. E mergulhar num ecrã a preto com letras brancas e um _ a piscar era o mesmo que mergulhar num poço de mercúrio.. (em água eu sei nadar).

Por isso, acho que vou manter a cabeça fria e tentar aprender o máximo com esta nova versão do Ubuntu. Vou desinstalar o Windows de vez, para sentir na pele o que é estar funcional só com linux, e reinstalar todo o sistema para ver se sou capaz e se aprendi um minimo que seja até agora.

Depois, quando já não andar a perguntar o que é o KDE nem ter de ir a net ver o que é o GRUB (ou GRUP já nem me lembro), tentarei instalar o Gentoo. cyclops

Pronto espero não me ter esquecido de nada.

Deixo assim resgistada a minha Linux Experience até ao momento.

Espero ouvir a vossa.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário https://whathaveidone.forumeiros.com
JoaoRodrigues
Caneco
avatar

Mensagens : 130
Data de inscrição : 17/11/2007

Uma opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Uma opinião   Uma opinião Icon_minitimeQui Dez 06, 2007 1:49 pm

Combinamos, para a semana, 4a feira à noite, LIP (Linux install Party). Eu preciso de remover o windows de vez, instalar numa VM e quero ver se instalo Debian com GNOME. Por isso, é questão de combinar Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
JTex
Tinto
JTex

Mensagens : 372
Data de inscrição : 17/11/2007

Uma opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Uma opinião   Uma opinião Icon_minitimeQui Dez 06, 2007 6:49 pm

ok!

entao caga-se na segunda faz-se na quarta, é isso?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário https://whathaveidone.forumeiros.com
Andre Martins
Caneco
Andre Martins

Mensagens : 162
Data de inscrição : 18/11/2007

Uma opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Uma opinião   Uma opinião Icon_minitimeSex Dez 07, 2007 7:47 am

Vais meter-te no debian?! Ouvi dizer que o red hat era mais funcional... entao na quarta! Pode ser que me calhe noite... Razz
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




Uma opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Uma opinião   Uma opinião Icon_minitime

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Uma opinião
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Vossa Ajuda/opinião para minha CRF 250x 2011?
» FURGÃO P/ TRANSPORTE DE MOTA 1000EUR
» Opiniões KTM 380 EXC
» XR 600 1991
» Equipamentos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
whathaveidone :: Informática :: GNU/Linux :: Dúvidas & Ajudas-
Ir para: