whathaveidone

Linux, Bioquimica, Jantaradas, Profissionalismo e um cafezinho

InícioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe

Uma opinião

Ir em baixo 
AutorMensagem
JoaoRodrigues
Caneco

Uma opinião Empty
MensagemAssunto: Uma opinião   Uma opinião Icon_minitimeQua Dez 05, 2007 6:40 pm

Estou a escrever isto enquanto o Kernel compila.

Todos nós começámos por usar Ubuntu. Porquê? Porque Ubuntu é uma distribuição orientada para novatos, devido à sua fácil configuração. No entanto, não pensem que não é poderosa. Lembrem-se. Podem sempre desinstalar a merda toda que aquilo traz e configurar à pata o vosso sistema. Eu por exemplo, já tive ubuntu com KDE e um Kernel compilado por mim. Ao fim de contas, não é super-optimizado como Gentoo ou Arch ou Slack, mas é na mesma bom para começar. Não saltem de Ubuntu após 2 semanas, lembrem-se que as vossas máquinas são para "produção" e querem sistemas estáveis. Ubuntu dá-vos isso mesmo sem muito trabalho. Em distribuições mais "hardcore" vão ter o mesmo nível de estabilidade tendo o triplo do trabalho.

Em Gentoo por exemplo. A minha curiosidade de instalar gentoo é o desafio de tentar fazê-lo. Provavelmente no fim nem vou acabar por usar. A vantagem de uma distribuição desta é que cada pacote vem em código-fonte (source code, tar.gz/tar.bz2) e é compilado segundo configurações que nós definimos na instalação do sistema como sendo óptimas para a nossa máquina. Ou seja, tudo o que é instalado, apesar de ser pelo Portage (equivalente ao APT-GET do Ubuntu), é compilado primeiro.

Só queria deixar esta nota porque já vi ai pessoal com ganas de saltar para outra distribuição. Tenham calma Very Happy Aprendam bem como mexer numa e depois saltem. Leiam uma beca e tenham uns quantos problemas Smile

Abraço!

Acrescentem com reports da vossa experiência!
Ver perfil do usuário
JTex
Tinto
JTex

Uma opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Uma opinião   Uma opinião Icon_minitimeQui Dez 06, 2007 5:13 am

Bem.. o que esreveste aí era suficiente para um gajo perder a pica! Mas NÃO!!

Antigamente o Windows era bastante instável. Todos se lembram com certeza do lendário ecrã azul e de usarem mais vezes o Gestor de Tarefas que o vosso jogo preferido. Contudo, hoje em dia, o Windows XP tornou-se bastante estável. Eu tenho o XP instalado com tudo o que preciso e tudo corre na perfeição e nunca bloqueia (ou é rarissimo). Em relação ao vista já tive oportunidade de mexer por breves momentos nele e devo dizer que quantos mais breves e raros esses momentos forem MELHOR!!

Tentei pela primeira vez instalar o Ubuntu quando este ainda estava na versão 5.xx. Contrariamente ao que sucede hoje em dia, o Ubuntu naquele tempo era Bloody Arcade . A palavra 'Arcade' neste contexto inventei agora porque pareceu-me meter estilo. E naquela altura não me senti com vontade de andar a esfolar as unhas no terminal para configurar um sistema. Tinha um Windows todo jeitoso e basicamente 'caguei' no Linux.

Há umas semanas atrás o André Martins veio com a conversa de querer por o linux... "Ah e tal quero por o linux... e o JP tem.. e assim aprendemos mais.. etc etc" .. toda essa conversa meteu-me a pica a montes. Então decidi voltar a tentar por o Ubuntu. Pensava ainda que ele estava Bloody Arcade. Mas instalei o Ubuntu numa de ir usando o Windows e quando tivesse tempo tentava aprender qualquer coisa por mim e configurar por mim o Ubuntu. Já que da primeira vez foi tudo um amigo meu que fez. Contudo, em dois dias fiquei com o sistema super operacional. (Não tava nada a espera). Em muita parte graças a ti JP.

Como achei que foi demasiado fácil apeteceu-me agora saltar logo para o Gentoo. Numa de realmente aprender alguma coisa, já que pouco aprendi até agora com o Ubuntu.

Mas verdade seja dita, eu não sei NADA de linux. E mergulhar num ecrã a preto com letras brancas e um _ a piscar era o mesmo que mergulhar num poço de mercúrio.. (em água eu sei nadar).

Por isso, acho que vou manter a cabeça fria e tentar aprender o máximo com esta nova versão do Ubuntu. Vou desinstalar o Windows de vez, para sentir na pele o que é estar funcional só com linux, e reinstalar todo o sistema para ver se sou capaz e se aprendi um minimo que seja até agora.

Depois, quando já não andar a perguntar o que é o KDE nem ter de ir a net ver o que é o GRUB (ou GRUP já nem me lembro), tentarei instalar o Gentoo. cyclops

Pronto espero não me ter esquecido de nada.

Deixo assim resgistada a minha Linux Experience até ao momento.

Espero ouvir a vossa.
Ver perfil do usuário https://whathaveidone.forumeiros.com
JoaoRodrigues
Caneco

Uma opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Uma opinião   Uma opinião Icon_minitimeQui Dez 06, 2007 1:49 pm

Combinamos, para a semana, 4a feira à noite, LIP (Linux install Party). Eu preciso de remover o windows de vez, instalar numa VM e quero ver se instalo Debian com GNOME. Por isso, é questão de combinar Very Happy
Ver perfil do usuário
JTex
Tinto
JTex

Uma opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Uma opinião   Uma opinião Icon_minitimeQui Dez 06, 2007 6:49 pm

ok!

entao caga-se na segunda faz-se na quarta, é isso?
Ver perfil do usuário https://whathaveidone.forumeiros.com
Andre Martins
Caneco
Andre Martins

Uma opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Uma opinião   Uma opinião Icon_minitimeSex Dez 07, 2007 7:47 am

Vais meter-te no debian?! Ouvi dizer que o red hat era mais funcional... entao na quarta! Pode ser que me calhe noite... Razz
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

Uma opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Uma opinião   Uma opinião Icon_minitime

Uma opinião
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Vossa Ajuda/opinião para minha CRF 250x 2011?
» FURGÃO P/ TRANSPORTE DE MOTA 1000EUR
» Opiniões KTM 380 EXC
» XR 600 1991
» Equipamentos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
whathaveidone :: Informática :: GNU/Linux :: Dúvidas & Ajudas-
Ir para: