whathaveidone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

whathaveidone

Linux, Bioquimica, Jantaradas, Profissionalismo e um cafezinho
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 General Commands

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
JTex
Tinto
JTex


Mensagens : 372
Data de inscrição : 17/11/2007

General Commands Empty
MensagemAssunto: General Commands   General Commands Icon_minitimeSáb Dez 01, 2007 9:43 pm

Ora aqui está uma pergunta simples:

study Qual o comando que devo correr para instalar um pacote.tar.gz a partir do Terminal?
Ir para o topo Ir para baixo
https://whathaveidone.forumeiros.com
JoaoRodrigues
Caneco
avatar


Mensagens : 130
Data de inscrição : 17/11/2007

General Commands Empty
MensagemAssunto: Re: General Commands   General Commands Icon_minitimeDom Dez 02, 2007 10:45 am

Reposta simples: Não há um comando que instale um tar.gz Smile Tens algum que instale um zip ou um rar? Wink

Um tar.gz é uma pasta empacotada e comprimida (tar - taped archive - empacotamento ; gz - GNU zip - compressão), tal como um zip ou um rar, se bem que com uma compressão superior que estes 2 (pelo menos num teste que eu fiz era cerca de 33% mais eficaz).

Logo, primeiro tens que descompactar. Como? podes dar uma olhadela à man page do tar. As man pages são páginas de um manual que vem com o sistema Linux. Digitas numa consola algo tipo: man tar ou man su e logo vês o que te dá de volta (nota: para sair carregas no Q de quit Razz)

Se preferires a fast-lane:

(copiado deste link)

Citação :
tar -vzxf nomedoarquivo

Ora, as opções v, z, x e f têm significados:

v - verbose, vai-te dizendo o que está a fazer
x - eXtract Smile
f - do ficheiro tal
z - usar o gzip para descomprimir

Hope I helped Wink

EDIT:

Esqueci-me da parte 2 Rolling Eyes

Quando sacas algo em tar.gz, provavelmente é uma source. E sendo a source tens várias maneiras de a instalar. Podes ter sorte e teres um script em Python por exemplo que seja só executar e já está. O mais provável, no entanto, é teres que fazer o tradicional "configure-make-make install".

Ou seja, dentro da pasta que foi criada pela descompressão, fazes na consola:

./configure

Podes passar várias flags para melhorar o build do ficheiro - optimizar ao teu sistema. Mas é complicado e se falhas numa, podes ter um build que nem corre no teu pc. Por outro lado, se dominares isso, podes sempre ter tudo optimizado para o teu pc.

NOTA: ao usares o configure, vais ter um output do caraças. Vais ver passos de compilação do programa e vais ver que ele está a ver as dependências todinhas. Ou seja, ao contrário de um pacote *.deb, se faltar uma dependência, o gajo dá-te erro e diz-te, normalmente, na última linha do compilador algo tipo "Checking for GCC: failed". Terás que instalar à pata o GCC então. Percebes?

Depois de isto tudo correr direitinho, fazes sudo make (eu precisei sempre de fazer sudo make) e no fim, sudo make install (aqui é mesmo com sudo).

Já agora, que tás a instalar com tar.gz?
Ir para o topo Ir para baixo
JTex
Tinto
JTex


Mensagens : 372
Data de inscrição : 17/11/2007

General Commands Empty
MensagemAssunto: Re: General Commands   General Commands Icon_minitimeDom Dez 02, 2007 12:40 pm

ThunderBird 2.0.0.9

eu sei que ha um thunderbird no aptitude... mas acho que eh a versão 2.0.0.6.

era a que eu tinha instalado anteriormente

porque fui a pagina do TB e sakei a versão mais recente. mas vem em .tar.gz e fikei feito parvo a olhar prakilo..

assim sendo vou tentar fazer isso tudo.. mas quando tiver tempo Razz esta tou mesmo super atarefado!

Muito Obrigado, vai pensado ai numa workshop para depois de dia 7! alien
Ir para o topo Ir para baixo
https://whathaveidone.forumeiros.com
JoaoRodrigues
Caneco
avatar


Mensagens : 130
Data de inscrição : 17/11/2007

General Commands Empty
MensagemAssunto: Re: General Commands   General Commands Icon_minitimeDom Dez 02, 2007 2:06 pm

Lembra-te que não vais ter atalhos no menu... Terás que os criar tu Wink
Ir para o topo Ir para baixo
JTex
Tinto
JTex


Mensagens : 372
Data de inscrição : 17/11/2007

General Commands Empty
MensagemAssunto: Re: General Commands   General Commands Icon_minitimeDom Dez 02, 2007 9:19 pm

os atalhos posso criar fixe com o 'application launcher'.

agora resta saber se consigo fazer isso catrefada todo que tu disseste.
mas no geral (em outras destribuições de linux) quando se instala merdas eh tudo por esse sistema nao? ou tb ha ADD/REMOVE style?

omg i am such a n00b, yet! bounce bounce bounce bounce bounce bounce bounce bounce bounce bounce bounce bounce bounce bounce bounce bounce bounce bounce
Ir para o topo Ir para baixo
https://whathaveidone.forumeiros.com
JoaoRodrigues
Caneco
avatar


Mensagens : 130
Data de inscrição : 17/11/2007

General Commands Empty
MensagemAssunto: Re: General Commands   General Commands Icon_minitimeSeg Dez 03, 2007 7:33 am

É simples vais ver Smile

Há sempre pacotes para as distribuições. Salvo algumas MUITO hardcore Very Happy Até gentoo, que é das mais hardcore, tem um gestor de pacotes Smile Tem +e umas nuances a mais que o aptitude install pacote1 Wink Depois mostro-te Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
JTex
Tinto
JTex


Mensagens : 372
Data de inscrição : 17/11/2007

General Commands Empty
MensagemAssunto: Re: General Commands   General Commands Icon_minitimeSeg Dez 03, 2007 7:47 am

nuances?
Ir para o topo Ir para baixo
https://whathaveidone.forumeiros.com
JoaoRodrigues
Caneco
avatar


Mensagens : 130
Data de inscrição : 17/11/2007

General Commands Empty
MensagemAssunto: Re: General Commands   General Commands Icon_minitimeSeg Dez 03, 2007 11:27 am

Gentoo é optimizado à tua arquitectura. Tudo é compilado com flags que indicam qual a tua arquitectura. Depois mostro-te. Vou instalar o VMWare no meu pc e mostro-te o Gentoo Smile
Ir para o topo Ir para baixo
JTex
Tinto
JTex


Mensagens : 372
Data de inscrição : 17/11/2007

General Commands Empty
MensagemAssunto: Re: General Commands   General Commands Icon_minitimeQui Dez 06, 2007 6:55 am

O que fiz para instalar o Thunderbird.tar.gz foi..

tar -vxfz thunderbird.tar.gz

depois experimentei toda as combinações possiveis de

./configure

/configure

configure

./thunderbird

/thunderbird

e nada funcionou

depois tentei os make.

sudo make make: *** No targets specified and no makefile found. Stop.

jtexlinux@jtexlinux-laptop:~/ThunderBird/thunderbird$ sudo make install thunderbird
make: *** No rule to make target `install'. Stop.

jtexlinux@jtexlinux-laptop:~/ThunderBird/thunderbird$ ls
chrome libsoftokn3.chk
components libsoftokn3.so
defaults libssl3.so
dependentlibs.list libxpcom_compat.so
dictionaries libxpcom_core.so
extensions libxpcom.so
greprefs libxpistub.so
icons license.html
init.d LICENSE.txt
isp mozilla-installer-bin
libfreebl3.chk mozilla-xremote-client
libfreebl3.so README.txt
libldap50.so removed-files
libmozjs.so res
libnspr4.so run-mozilla.sh
libnss3.so thunderbird
libnssckbi.so thunderbird-bin
libplc4.so updater
libplds4.so updater.ini
libprldap50.so updates
libsmime3.so xpicleanup

EDIT: tentei algures o chmod +x

quando corre ./thunderbird o programa corre normalmente. contudo qualquer aplicação que tenho instalada no pc basta escrever na consola o nome da aplicação tipo: firefox e ela corre.

Question Como faço para nao ter de escrever ./thunderbird e escrever apenas thunderbird?

Exclamation as definições mantêm-se mesmo depois de fechar.
Ir para o topo Ir para baixo
https://whathaveidone.forumeiros.com
JoaoRodrigues
Caneco
avatar


Mensagens : 130
Data de inscrição : 17/11/2007

General Commands Empty
MensagemAssunto: Re: General Commands   General Commands Icon_minitimeQui Dez 06, 2007 1:47 pm

Experimenta fazed o chmod +x ao mozilla-installer.bin e depois correr com ./ Wink
Ir para o topo Ir para baixo
JTex
Tinto
JTex


Mensagens : 372
Data de inscrição : 17/11/2007

General Commands Empty
MensagemAssunto: Re: General Commands   General Commands Icon_minitimeQui Dez 06, 2007 6:48 pm

mas se eu fizer

./thunderbird

ele abre o programa.

a minha duvida eh como fazer para ele correr o programa escrevendo apenas thunderbird na consola. tal como faço para o firefox ou outra aplicação qualquer.
Ir para o topo Ir para baixo
https://whathaveidone.forumeiros.com
JTex
Tinto
JTex


Mensagens : 372
Data de inscrição : 17/11/2007

General Commands Empty
MensagemAssunto: Re: General Commands   General Commands Icon_minitimeSex Dez 07, 2007 8:19 pm

ok já percebi a cena...

depois de aplicar o chmod +x o ./thunderbird tornou-se o comando para correr o programa. tá-se nice entao, até consigo ter mais opções assim do que instalando pela consola o package disponível, porque permite fazer 'Check Updates'. Acho que já fiquei a perceber mais um pouco da cena. Agora falta só criar o atalho..

Numa página dizia. (e foi isto que me ajudou a perber)
Citação :


Linux (tar.gz version)

1. Make a temporary backup of your profile(s).
2. Open a shell (terminal) and decide where you want to install the new version. Remove the old Thunderbird directory if you want to install over an older version; this does not remove your profile data.
3. Go to the directory you want to install Thunderbird, using the command: cd /path/to
4. Extract the downloaded Thunderbird "tar.gz" file: tar -xzvf /path/to/thunderbird-<version>-i686-linux-gtk2+xft.tar.gz
5. When finished, launch Thunderbird with the command: /path/to/thunderbird/thunderbird
6. Thunderbird should pick up your profile information automatically and be ready to use.

Hint to newbies: To avoid (mis)typing long file names, like Thunderbird's *.tar.gz file, merely type the first two or three letters, then press your tab key. The terminal program will fill the rest out for you.


Done então
study
Ir para o topo Ir para baixo
https://whathaveidone.forumeiros.com
JTex
Tinto
JTex


Mensagens : 372
Data de inscrição : 17/11/2007

General Commands Empty
MensagemAssunto: Re: General Commands   General Commands Icon_minitimeDom Dez 09, 2007 10:29 am

tou a ficar fdd com o thunderbird esse...

ao reinstalar o ubuntu tentei instalar o thunderbir.. epa.. deu erro com o ficheiro que nao conseguia ler correctamente..

à procura da solução.. encontrei.. ubunzilla. epa funcionou fixe. instalei o pacote 2.0.0.9 como queria.. mas mesmo assim.. a opção do checkupdates nao ficou activa.. e no outro que consegui instalar antes de formatar tava.. porra.. fiquei fdd.. LOL mas pronto. ele funciona e com o script ubunzilla criou logo os atalhos e o caralho LOL, tipo add/remove.

Entao basicamente o ubunzilla eh um ADD/Remove para mozilla.tar.gz files.

enfim o firefox tb nao tem a 'Check Updates' activos.

EDIT: http://ubuntuzilla.wiki.sourceforge.net/#Update_Official_Mozilla_Build_of_Thunderbird


Última edição por em Dom Dez 09, 2007 3:08 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://whathaveidone.forumeiros.com
Andre Martins
Caneco
Andre Martins


Mensagens : 162
Data de inscrição : 18/11/2007

General Commands Empty
MensagemAssunto: Re: General Commands   General Commands Icon_minitimeDom Dez 09, 2007 2:25 pm

esquisito?! eu encontrei o thunderbird no add/remove e funciona perfeitamente!
Ir para o topo Ir para baixo
JTex
Tinto
JTex


Mensagens : 372
Data de inscrição : 17/11/2007

General Commands Empty
MensagemAssunto: Re: General Commands   General Commands Icon_minitimeDom Dez 09, 2007 2:53 pm

sim eu sei que está no add/remove. mas ainda eh a versão 2.0.0.6, ora confirma lá

a actual eh a 2.0.0.9

ta algures a rebentar o 3 ai.. tanto de firefox e thunderbird
Ir para o topo Ir para baixo
https://whathaveidone.forumeiros.com
JoaoRodrigues
Caneco
avatar


Mensagens : 130
Data de inscrição : 17/11/2007

General Commands Empty
MensagemAssunto: Re: General Commands   General Commands Icon_minitimeDom Dez 09, 2007 6:52 pm

Procura por Gran Paradiso Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





General Commands Empty
MensagemAssunto: Re: General Commands   General Commands Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
General Commands
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
whathaveidone :: Informática :: GNU/Linux :: Dúvidas & Ajudas-
Ir para: