whathaveidone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

whathaveidone

Linux, Bioquimica, Jantaradas, Profissionalismo e um cafezinho
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Learning to compile the SOURCE !!

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
JTex
Tinto
JTex


Mensagens : 372
Data de inscrição : 17/11/2007

Learning to compile the SOURCE !! Empty
MensagemAssunto: Learning to compile the SOURCE !!   Learning to compile the SOURCE !! Icon_minitimeQui Out 16, 2008 3:49 am

Pessoal vou ser resumido para não dar seca na leitura.

Até agora foi muito bonito ir ao Add/Remove e sacar la o programinha do bufo com apenas procurá-lo. Ou então ir a net e sacar o .deb ou À Debian packages e sacar a dependencia toda catita..

Pronto,.. mas agora chegámos, eu pelo menos cheguei e tou a procura de quem também tenha chegado, a uma fase em que precisamos de compilar a fonte! .tar.bz2 e essas coisas.. em que sacamos uma file compilado e lá dentro tras uma pasta a dizer bin e pc mais.

pronto.. nestas circunstâncias eu não sei o que fazer nao sei como instalar a fonte. Sei que precisa de dependencias de cenas aqui e ali, de compiladores, etc...

Convido a quem tiver interessado a reunirmo-nos a fim de tentarmos aprender em conjunto como trabalhar isso.

O meu interesse vem pk nos ultimos dias fui parar muitas vezes a sourceforge.net e fiquei sempre a arder com o que queria instalar.. e como a ignorância nao se quer levar para a cova fica a proposta no ar..

conto com vcs.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
https://whathaveidone.forumeiros.com
Lopes
Imperial
Lopes


Mensagens : 62
Data de inscrição : 21/11/2007

Learning to compile the SOURCE !! Empty
MensagemAssunto: Re: Learning to compile the SOURCE !!   Learning to compile the SOURCE !! Icon_minitimeQui Out 16, 2008 1:41 pm

Bom, isto parece-me uma boa ideia tanto mais porque no que toca a compilar tambem sou um bocado tacanho, e isto nao é coisa facil de se aprender sozinho só a ler ebooks e sem ninguem a ajudar e a contar aqueles pormenorzinhos de merda que demoram 1 ano a descobrir
Falta é marcar um dia pa nos encontrarmos...

Cups
Ir para o topo Ir para baixo
K@tuyci
Mini
K@tuyci


Mensagens : 34
Data de inscrição : 11/10/2008
Idade : 38
Localização : Coimbra, Sem Casa, Portugal

Learning to compile the SOURCE !! Empty
MensagemAssunto: eh pah...newbie!!   Learning to compile the SOURCE !! Icon_minitimeSáb Out 18, 2008 2:24 pm

Sendo newbie nestas coisas ainda tenho muito a mania de um utilizador de windows em ir a um certo site e sacar o ficheiro .exe. E ainda nao distingo bem as coisas no linux. Podemos sacar uma aplicaçao pelo aptitude, e esse ficheiro/aplicação estará de imediato "enquadrada" no nosso sistema certo? Mas a aptitude possui todos os programas existentes na web ou apenas simplesmente alguns? E se eu nao quiser ir pelo aptitude para ter o programa, posso sempre ir ao site oficial ou outro qualquer que possua um .deb que será praticamente a mesma coisa certo (adequado ao meu sistema)?! e entao esses ultimos .tar.bz que raio sao essas coisas e qual a diferença para os outros dois que acabei de referir?
Ir para o topo Ir para baixo
Andre Martins
Caneco
Andre Martins


Mensagens : 162
Data de inscrição : 18/11/2007

Learning to compile the SOURCE !! Empty
MensagemAssunto: Re: Learning to compile the SOURCE !!   Learning to compile the SOURCE !! Icon_minitimeDom Out 19, 2008 5:32 pm

Smile
Ir para o topo Ir para baixo
JTex
Tinto
JTex


Mensagens : 372
Data de inscrição : 17/11/2007

Learning to compile the SOURCE !! Empty
MensagemAssunto: Re: Learning to compile the SOURCE !!   Learning to compile the SOURCE !! Icon_minitimeSeg Out 20, 2008 9:21 am

yooo, apanhas-me na mood gonçalo Very Happy

vamos la ver se sou claro!! tou aki a curtir o som altamente!!

ora é assim,

nos repos (repositórios) existe muita coisa, mas nem tudo existe nos mesmo repos. ha coisas que só existem em determinados repos. e tu para teres acesso a elas tens de ter esses repos na tua source.list .

Contudo, nos repos muitas vezes estão versões desactualizadas. Mas isso depende do programa. Por exemplo o open office acredito que esta sempre actualizado nos repos.

O programas que nao estão nos repos, por exemplo o skype, tens de os sacar na página. Neste caso, se usares o ubuntu ou debian ou derivados, sacas o ficheiro .deb e instalas normalmente como se fosse um .exe, que basicamente o que o systema faz é o mesmo que se sacassses do add/remove. Outro exemplo são os ficheiros .rpm. que são equivalentes aos .deb mas para redhat ou fedora.

os tar.bz .e essas tangas normalmente sao as sources que tu tens de compilar. todos os programas têm a sua versão nesse systema e que podes instalar em qq sistema linux. claro que para tal tens de ter as dependencias que o programa precisa e fazer mais umas merdices xpto que eu também não sei. mas quero aprender. Smile

fui claro?

keep on.

TAGa-mos Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://whathaveidone.forumeiros.com
K@tuyci
Mini
K@tuyci


Mensagens : 34
Data de inscrição : 11/10/2008
Idade : 38
Localização : Coimbra, Sem Casa, Portugal

Learning to compile the SOURCE !! Empty
MensagemAssunto: Re: Learning to compile the SOURCE !!   Learning to compile the SOURCE !! Icon_minitimeSeg Out 20, 2008 9:40 pm

Sim, resposta simples mas com a informaçao que precisava. Agora acho que tenho dir ler umas coisitas a um post mais antigo (sobre as source.list, sei que anda por aí algures). Qualquer duvida chateio-vos, bem sei que tem muita paciencia Wink
Ir para o topo Ir para baixo
JoaoRodrigues
Caneco
avatar


Mensagens : 130
Data de inscrição : 17/11/2007

Learning to compile the SOURCE !! Empty
MensagemAssunto: Re: Learning to compile the SOURCE !!   Learning to compile the SOURCE !! Icon_minitimeSex Dez 12, 2008 6:12 am

Uma das vantagens da compilação é a optimização do programa para a vossa arquitectura. Outra é a costumização de mil e um parâmetros. Por exemplo, o mplayer do aptitude não vem compilado por defeito (Acho eu) para suporte ao LIRC (Infrared controller). Com a compilação da source, dá para o fazer.

Compilar pela source habitualmente é em 2 passos:

1) Ler os ficheiros README e INSTALL ---> esta merda é importante porque apontam SEMPRE quais as dependências do programa a compilar e poupa-nos tempo Mad
2) ./configure , make , make install
Ir para o topo Ir para baixo
JTex
Tinto
JTex


Mensagens : 372
Data de inscrição : 17/11/2007

Learning to compile the SOURCE !! Empty
MensagemAssunto: Re: Learning to compile the SOURCE !!   Learning to compile the SOURCE !! Icon_minitimeSeg Dez 15, 2008 2:33 am

O mal dos README e INSTALL é que eu já apanhei deles que deixavam o Lehninger a um canto Mad


Mas tens razão.. há que ler o gajos!!

=D

Mas mesmo assim deviamos encotnrarmo-nos para debater a cena!
Ir para o topo Ir para baixo
https://whathaveidone.forumeiros.com
Andre Martins
Caneco
Andre Martins


Mensagens : 162
Data de inscrição : 18/11/2007

Learning to compile the SOURCE !! Empty
MensagemAssunto: Re: Learning to compile the SOURCE !!   Learning to compile the SOURCE !! Icon_minitimeQui Dez 18, 2008 9:03 am

Foi o que me aconteceu. Comecei com vontade, olhei para o tamanho, perdi a vontade. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Learning to compile the SOURCE !! Empty
MensagemAssunto: Re: Learning to compile the SOURCE !!   Learning to compile the SOURCE !! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Learning to compile the SOURCE !!
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
whathaveidone :: Informática :: GNU/Linux :: Diversos-
Ir para: