whathaveidone

Linux, Bioquimica, Jantaradas, Profissionalismo e um cafezinho
 
InícioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 
 

 O inicio para principiantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
JTex
Tinto
avatar

Mensagens : 372
Data de inscrição : 17/11/2007

MensagemAssunto: O inicio para principiantes   Dom Maio 11, 2008 5:46 pm

TUTORIAL 1

Ora bem, temos escrito já vários topicos sobre toturiais e how to 's' , mas nenhum geral foi escrito de modo a guiar os completamente novatos nesta área. É para essas pessoas que este tutorial se destina. Ao longo do texto serão guiados desde a instalação incial do software até como torná-lo funcional, como estamos dentro deste forum teremos como base a informação já escrita neste, pelo que serão direccionados para diferentes topicos ao longo da explicação. É de referir que este toturial destinação à instalação do Linux Ubuntu e não de outras distibuições. Para quem não souber o que é o Ubuntu ou uma distribuição de linux aqui tem um link útil

[url] http://en.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_(operating_system)[/url]

Antes de começar apenas uma pequena nota, os comandos a digitar na consola são precedidos aqui no texto por um $ antes da linha. O $ NÃO deve ser digitado na consola, este apenas indica que a linha corresponde a um comando a ser digitado.

1º - Onde arranjar o Ubuntu ?

[url]www.ubuntu.com [/url] é o site oficial.

http://www.ubuntu.com/getubuntu/download este é o link mais especifico que deverão seguir para fazer download do sistema. O que voces querem é a versão Desktop. Como dizem os ingleses, 'tu nao queres a versão para servers'.

Existem várias vertentes do Ubuntu. Existe o Ubuntu em si que usa o GNOME como gestor de janelas, existe o Kubuntu que usa o KDE, e o Xubuntu que usa Xfce como gestor. Existem ainda o Gobuntu e o Edubuntu, mas não são relevantes para esta explicação.

Para os possuidores de um pc com mais de 1024 de ram, tanto o Ubuntu ou Kubuntu são aconselhados. Se se estiverem agora a perguntar qual é o melhor gestor de janelas, se GNOME ou KDE... bem amigos.. é uma questão de preferência pessoal. Ambos são bons, ambos têm as suas aplicações especificas, ambos são bonitos e ambos consomem praticamente o mesmo de máquina. O Ubuntu vem por definição com o GNOME, por isso se tiverem na dúvida, acho que é por esse que devem começar a explorar. Mas se têm um pc não muito potente, menos de 1024 de ram, aconselho a usarem o Xubuntu, que se serve do Xfce para gerir as suas janelas. Não é tão bonito mas se estão a procura de rapidez é o melhor.

Têm de ter em atenção se o vosso pc é de 64bit ou nao. Normalmente não é, se for então tem um autocolante gigante al3º O que fazer agora? gures a dizer AMD64.

Uma vez sacado o ficheiro .iso basta gravar para um cd. (Burn image do CD).

2º Ok, já gravei, e agora?

Para que servem os cds? Para por na drive, então força nisso. Depois de posto o cd na drive reiniciem o pc. O vosso computador agora vai começar a ler a partir do cd. Ao aparecer o menu do ubuntu, escolham a opção que diz algo paracido com: "Arrancar o Live CD", Penso que é logo a primeira do menu. O que vai acontecer é que o computador vai arrancar o Sistema Operativo a partir do cd. Ou seja, voces vao poder brincar com o sistema sem precisarem de formatar nada. Claro que as alterações que fizerem ao pc não serão gravadas. Mas podem ambientar-se previamente ao vosso futuro pc.

Agora pergunto eu, já estão preparados para instalar o Ubuntu? CUIDADO, vocês agora vão instalar um sistema operativo no vosso pc. o que significa que vao precisar de espaço livre no disco. Se forem abdicar completamente do vosso antigo Windows (o que eu espero que façam), assegurem-se que já copiaram todos os vossos trabalhos e musicas e tudo o que queriam para cds ou discos externos, pois vao formatar todo o disco. Caso não queriam perder o Windows e queiram ficar com os dois sistemas para se irem ambientando ao mundo do open source, o que devem fazer primeiro é criar espaço livre e não atribuido no disco. Penso que isso dá para fazer com o Live cd do ubuntu (o que voces ja estao a correr3º O que fazer agora? na drive) mas eu nao sei fazer isso, desculpem mas ainda não sou sup3r g33k, sou apenas aprendiz do geek. Por isso, aconselho a sacarem o Norton Partition Magic 8, crakem o gajo, e façam esse trabalho no windows, 20 gigas devem tar bem para o Ubuntu. (Vão ouvir muita gente dizer que com menos também dá).

Vamos então começar a instalação. ATENÇÃO: sempre instalem o Ubuntu com o pc ligado a um cabo ethernet e com ligação a net, obvio; simplesmente porque ajuda nos updates e na configuração de drivers e tudo mais, pode mesmo poupar-vos algumas confusões mais tarde. Algures no vosso ambiente de trabalho estará um icon que diz Install. Double click it. Sigam normalmente os processos de instalação, nada mais simples do que definir a lingua do vosso sistema e as horas e essas cenas todas.. não se esqueçam que em principio o vosso teclado é portugues. Podem ter o sistema em ingles e o teclado em portugues. Conselho, não importem nada do Windows, se quiserem importar Bookmarks do firefox o que eu vos aconselho é a exportarem-nos no windows para um ficheiro especifico do firefox guardarem-no algures e depois de terem o ubuntu instalado importarem esse ficheiro para o firefox.

A meio da instalação vão chegar a uma fase que vos pedirá para definirem a partição onde o sistema irá ser instalado. O Ubuntu, tal como outros sistemas, possui um gestor automático. Mas como bons meninos que são escolhem o Manual. O que vos aparece agora é a lista das vossas partições. REPITO: Tem a certeza que querem formatar e mandar todo o vosso sistema para o esquecimento eterno? Se sim continuem a ler, se não voltem ao windows e gravem mais uns cds. Selecionem a partição do Windows e façam 'Remover Partição'.

Caso possuam alguma partição extra de armazenamento, é de vossa opção querer mantê-la ou não.

Muita gente diz que convem ter o directorio /home (onde vao estar as vossas coisas) numa partição a parte da partição do sistema, para caso queiram formatar não perderem as vossas coisas. Tudo depende, para quem tem um disco externo como eu isso é estupido, pois podem guardar as coisas no disco externo e ter todo o vosso sistema numa só partição para optimizarem ao máximo o espaço em disco.

Depois de removerem a partição do windows, selecionem o espaço agora não atribuido e cliquem onde diz algo como, 'criar partição'. O que voces vão criar agora é a swap. A swap é uma partição de ajuda a ram. O tamanho da swap "deve ser" o dobro da vossa ram. Ou seja, para 512 MB de ram usem uma swap de 1GB. Depois de clicar em 'criar partição' escolham o seu tamanho, devem escolher como extensão da partição 'swap'. Esta opção encontra-se algures entre a lista de NTFS, FAT32 ext3. Depois de criarem essa partição voltam a escolher o espaço não atribuido e fazem de novo 'criar partição', atribuem-lhe todo o espaço que resta. Escolhem como extenção da partição 'ext3'. Algures nessa janelinha existe um campo que diz 'Mount'. nesse campo devem escreve o caracter barra: ' / ', sem as plicas. O caracter barra serve para insdicar ao sistema que essa partição é a vossa root e, por isso, onde todo o vosso sistema será instalado. Desculpem não conseguir guiar-vos completamente por este menu de partição do disco. Não consigo recordar-me perfeitamente de como as janelas estão desenhadas mas o objectivo é:

-criar espaço livre e não atribuido (quer seja por apagar a partição do windows ou selecionando um já existente)
- criar a partição swap.
- criar a partição do sistema em 'ext3' e dando-lhe o mount de ' / '.

Descansem, se não tiverem feito isto o próprio instalador não vos deixa avançar.

Pronto agora o mais critico está feito, prossigam na instação. Escolham o vosso username, a vossa pass e o nome do vosso pc. Cliquem por ai fora até iniciarem a instalação.


..... instalando .....

Ok penso que agora já todos instalaram, tiraram o live cd da drive, reiniciaram e estão agora no vosso ambiente de trabalho prontos para trabalhar.

3º O que fazer agora?

Antes de mais lembrem-se que o mundo do Linux, por assim dizer, é um mundo a cima d etudo de pesquisa pessoal. Ou seja, se tiverem uma dúvida sobre o vosso sistema, um erro que vos ocorra, qualquer coisa, nada como ir ao google dar uma espreitadela. Sejam autonomos e autodidatas e lembrem-se, qualquer coisa que vos aconteça ou que voces se lembrem, já aconteceu a alguem antes ou já alguem se lembrou e já está na net algures.. basta procurar. Tal como este tutorial, de certeza que já foi escrito. Eu é que tou a tentar chegar a santo.

Existe uma coisa muito porreira neste mundo que são os repositórios. Os repositórios armazenam as aplicações, e tudo no geral, para voces instalarem no vosso pc. Já não é necessário ir ao www.downloads.com a procura de alguma aplicação stone sacarem e instalarem, podem procurar directamente nos repositórios, o vosso pc saca e instala, tudo sozinho.

Primeiro convem dar ao pc bons reporistórios. para isso sigam este link aqui do forum.Devem copiar contudo o texto que está no segundo post, que se refere ao Hardy, que será no minimo a versão que voces têm instalada.

http://whathaveidone.forumeiros.com/tutoriais-e-howtos-f11/sourceslist-t7.htm#10

se não perceberem, postem a duvida.

O vosso gerenciador de pacotes é o Synaptic. E usam o aptitude para adicionar ou remover programas. Para os fans da consola nada como

$ sudo aptitude search pacote

$ sudo aptitude install pacote

ou para quem quer aprender

$ aptitude help

Para quem não gosta da consola, algures nos menus da vossa barrinha está uma aplicação que diz Add/Remove, ai voces têm acesso aos vossos repositorios e podem procurar por todas as aplicações que podem sacar, seleciona-las e instala-las. ATENÇÂÕ, algures no Add/Remove tem uma opção que diz "Mostrar". É da vossa intenção que vos sejam mostradas todas as aplicações disponiveis.

Antes de passarmos aos programinhas vamos falar dos drivers e codecs.

Esta é a parte que mete medo Smile

Por sim pelo não abram a consola e escrevam este comando:

$ apt-get install debian-multimedia-keyring

agora voces perguntam, "para que serve o dito comando?" Pois bem vindo mais uma vez ao mundo do linux, se nao quiserem ser geeks lembem-se de que nao precisam saber tudo. Ás vezes basta serem papagaios e fazerem o que vos dizem. Just do it. Eu também já nao me lembro bem para que serve mas tive um problema que foi resolvido com o comando, por isso é bom fazerem Smile

Agora procurem no vosso menu a aplicação que diz algo do genero: "Software Sources". Para o pessoal do KDE desculpem mas nao faço ideia de como chegar lá. Eu só sei para GNOME ou Xfce.

Logo na primeira aba tem um campo que diz "Download from", escolham o servidor que mais proximo se encontra de voces. Ou seja, se estão em Portugal não se ponham a sacar da América ou do Kasakistão. Existem vários servidores portuguêses, principalmente associados a algumas universidades.

Nessa mesma aba (Ubuntu Software) activem as primeiras 4 opções e desliguem a quinta (Source code). Na aba dos UPDATES selecionem tudo e façam para procurar updates diariamente. Ok aqui penso que está tudo.

Agora procurem no vosso menuzito o 'Update Manager'. Instalem todos os updates. Se vos aparecer um erro a dizer que o Apitude ou o Synaptic já está a ser usado é porque algures estão a usá-lo noutro local do vosso pc. Procurem e desliguem qualquer aplicação que esteja relacionada com o gerenciador de pacotes ou updates. Mais uma vez para quem gosta da consola, para fazer os updates so sistema basta digitar:

$ sudo aptitude update

$ sudo aptitude full-upgrade

$ sudo aptitude autoclean

Possivelmente ser-vos-á pedido para reiniciarem o pc, façam-no sempre que vos for pedido.

Vamos lá por alguns drivers agora,

Vão ao Add/Remove e procurem por gstreamer. O gstreamer é uma familia de codecs para ouvirem mp3, ver videos e essas coisas. Selecionem e instalem tudo o que dizer GStreamer qualquer coisa.

Em relação ao firefox para verem filmes do youtube e relacionados, a tipica mensagem que devem instalar plugins adicionais vai-vos aparecer. Instalem entao o Flash Player (non-free). Existe também o Gnash e outro que não me recordo bem do nome, não instalem esses. Penso que o flash aparece ao meio da lista de todos os que podem instalar (acho que são 3), ou então são direcionados para a página do flash. Onde sacam o ficheiro e instalam depois a partir do ficheiro que sacaram. Algures no forum na secção Tutorials e HowTos estará um topico de como instalar ficheiros em tar.gz.

A partir de agora irei falar um pouco de aplicações. Esta parte já é opcional (mas não dispensa a leitura) pois podem querer ou não instalar ditas aplicações.

vlc :

http://whathaveidone.forumeiros.com/aplicacoes-interessantes-f13/vlc-e-matroska-t110.htm#818

O Ubuntu ja vem com o Open Office instalado por definição. Para os utilizadores de Xubuntu, vão ao Add /Remove e procurem openoffice, instalem o Open Office Suite.

Ideias Gerais:
(ficam aqui algumas ideias que convém reter ao começarem a trabalhar no vosso novo sistema)

Tanto o Gnome como o Kde possuem aplicações espeficicas para ambos. O que significa isto? Qualquer aplicação quer seja para gnome ou kde pode ser instalada em qualquer gerenciador de janelas. Contudo, ter uma aplicação especifica para KDE a correr no GNOME torna esta e todo o sistema mais lento. Por isso, aconselho que, se usam GNOME apenas terem aplicações espeficicas para o gnome. Como distingui-las? Praticamente todas as aplicações para o KDE têm um K no nome, como por exemplo, Ktorrent, K3B, Kompete e por ai fora. Os nomes das aplicações para o GNOME são mais genéricos. Mas para procurem aplicação para este gerenciador podem procurar em http://www.gnomefiles.org/ . O Xfce é escrito sobre a mesma base do GNOME (GTK para os interessados) por isso uma aplicação especifica para GNOME é também especifica para o Xfce (Xubuntu). Segue a baixo uma breve lista das aplicações mais usadas para gnome e que eu também uso:

- Rhymthm Box ; para ouvir musica (ja vem instalado)
- Deluge ; para sacar torrents,
- Transmission ; para sacar torrents, este já vem instalado por defeito
- emesene ; MSN Protocol client.
- Brasero ; para gravar cds.
- gnome-commander ; file browser para os fans.

lembrem-se que para terem qualquer uma destas aplicações basta irem a consola ou ao add/remove e procurarem por elas.

Para os utilizadores de Xubuntu.

Muitas coisas não estão activas neste sistema. Por exemplo, aquelas aplicações que já vêm por defeito no Ubuntu como tirar screenshots (gnome-screenshot) ou o dicionários bem como o gedit não vêm por definição no Xubuntu. Para ter qualquer uma destas aplicações basta irem aos repositorios e procurarem por elas.
O inicio
No geral as coisas são mais fáceis do que parecem. Se antes tinham uma aplicação no windows da qual gostavam imenso e gostavam de a voltar a ter no ubuntu nada como ir ao google e procurar algo do genero: "aplicação for ubuntu" e algures aparecervos-á um link a falar duma aplicação análoga para o vosso sistema. Basta depois irem a sua procura nos repositórios. Por exemplo, para quem usava no windows o Guitar Pro para ver tablaturas e brincar às bandas em casa pode usar agora o TuxGuitar, que é o correspondente clone para o Linux.

Por outro lado, se fizerem mesmo questão de utilizar a aplicação que usavam no windows, existe um programa que permite correr aplicações .exe em sistemas como o vosso ubuntu. Chama-se Wine. Procurem por WIne HQ no google e informem-se. Por exemplo, no caso dos jogos, praticamente todos já correm no wine, basta procurem como fazer. Podem também postar neste forum na secção de 'Dúvidas e Ajudas' como por a correr uma aplicação com o wine. Contudo, este tema sai já do âmbito deste tópico em particular.

continua no post a baixo....
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://whathaveidone.forumeiros.com
JTex
Tinto
avatar

Mensagens : 372
Data de inscrição : 17/11/2007

MensagemAssunto: Re: O inicio para principiantes   Dom Maio 11, 2008 6:09 pm

.....

Mais uma dica, os ficheiros .deb funcionam no Ubuntu ou derivados de Debian (que é o caso do Ubuntu) do mesmo modo que os .exe funcionavam no windows. Por isso podem também sacar ficheiros .dep e clicarem duas vezes para instalarem a aplicação. Para cultura geral os ficheiros .rpm são os análogos dos .deb e .exe mas para fedora e redhat.

Espero que este tutorial vos tenha ajudado a entrar no mundo do Software livre. Lembrem-se que agora entraram numa comunidade que trabalha para um bem comum: todos nós. Da mesma forma que procuram ajuda nas outras pessoas para resolverem os vossos problemas, estejam disponiveis quando os outros vos pedirem ajuda com o seu sistema. Façam a cabeça aos vossos colegas para abandonarem a ditadura do software pago. Libertem-se e sejam livres, O conhecimento está aqui à disposição. Porque sem dúvida que companhias como a Microsoft ganham muito com a pirataria, ao sermos levados a piratiar todo o tipo de software ficamos fechados num mundo de fantasia e nunca conhecemos o outro lado. E por nunca conhecermos nunca nos interessaremos e nunca iremos constituir uma ameaça para 'eles'. Sejam então bem vindos !!

Todos são encorajados a postarem as vossas perguntas e dúvidas neste forum, e claro, a ajudar a construi-lo.

P.S. - para desligarem o vosso computador podem ir pelos icons na barra de tarefas como sempre fizeram ou pela consola $ sudo shutdown -P now cheers

-------
Para os experts deste forum

Pessoal, claro que este tutorial deve estar incompleto, pois deve-me ter esquecido alguma coisa ou alguma coisa que nem sequer sei. Se quiserem completá-lo escrevam TUTORIAL #, onde # é o numero seguinte, no inicio do vosso post para distinguir os toturiais dos comentários.Obrigado.

_________________
A Biologia é decorar o conhecimento estático,
A Química é o decorar dinâmico do conhecimento,
A Bioquímica é a aprendizagem e criação dinâmica do conhecimento.

# memory will drive me to my own oblivion #
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://whathaveidone.forumeiros.com
JoaoRodrigues
Caneco


Mensagens : 130
Data de inscrição : 17/11/2007

MensagemAssunto: Re: O inicio para principiantes   Seg Maio 12, 2008 10:15 am

Vais-me deixar é corrigir e português Smile Logo com mais tempo dou-te umas ajudas aí que há coisas que não estão muito correctas Smile

De resto, óptima iniciativa!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
JTex
Tinto
avatar

Mensagens : 372
Data de inscrição : 17/11/2007

MensagemAssunto: Re: O inicio para principiantes   Seg Maio 12, 2008 10:45 am

epa. eu produzi a cena um coi informal.. e como podes imaginar depois de escrever isto tudo nao tive muita pachorra para andar atras de erros de portugues. a cena até era mais dirigida para o paulo, mas ja que se faz para um faz-se logo para todos Smile

mas ya, corrige a vontade!

_________________
A Biologia é decorar o conhecimento estático,
A Química é o decorar dinâmico do conhecimento,
A Bioquímica é a aprendizagem e criação dinâmica do conhecimento.

# memory will drive me to my own oblivion #
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://whathaveidone.forumeiros.com
Lopes
Imperial
avatar

Mensagens : 62
Data de inscrição : 21/11/2007

MensagemAssunto: Re: O inicio para principiantes   Qua Maio 21, 2008 3:35 pm

Foda-se Teixeira, ta muito boa esta tua iniciativa. Assim que puder tmb meto aqui qualquer coisa...

Keep on the good work man
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: O inicio para principiantes   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
O inicio para principiantes
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Mudar o nome " inicio" para " fórum"
» Como mudar a cor do meu tema?importando temas do pc
» Ajuda para criar uma barra de inicio "gostosa"
» Link que vai para o inicio do fórum no logo
» Uma imagem para para colocar no inicio do fórum

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
whathaveidone :: Informática :: GNU/Linux :: Tutoriais e HowTos-
Ir para: